Vinho tinto também é remédio? Pesquisa aponta benefícios para diabéticos
Aumento do ‘colesterol bom’ e melhor controle da glicemia foram observados em quem consumiu uma pequena taça de vinho tinto todas as noites.
A conclusão é de uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, e que será apresentada no Congresso Europeu de Obesidade esta semana em Praga, República Tcheca.
Os pesquisadores acompanharam a saúde de mais de 200 diabéticos tipo 2 ao longo de dois anos. Neste período, todos os voluntários seguiram a mesma dieta saudável (a saber, foi a “Dieta do Mediterrâneo”). A diferença é que parte deles foi orientada a tomar 150ml de água após o jantar; outro grupo bebeu 150ml de vinho branco e um terceiro grupo ingeriu a mesma quantidade de vinho tinto.
O LADO BOM DO VINHO TINTO – DO COLESTEROL À GLICEMIA
[pullquote]SAIBA MAIS! É verdade que vinho tinto e chocolate previnem o diabetes?[/pullquote] O estudo mostra que o grupo que bebeu vinho tinto apresentou melhora significativa nos níveis do “colesterol bom” no sangue. O colesterol bom – também conhecido como HDL – ajuda a desobstruir vasos sanguíneos e a prevenir derrames e doenças cardíacas, mais comuns em quem está com diabetes.Além disso, o consumo de vinho tinto também foi associado a um melhor controle da glicemia.
Dentre os tipos de vinho testados, o tinto trouxe maiores benefícios à saúde.“Este primeiro grande estudo sobre a influência do álcool sugere que o consumo moderado de vinho, em especial o vinho tinto, por diabéticos tipo 2 com a glicemia bem controlada e que se alimentam corretamente, é aparentemente seguro e diminui riscos cardiometabólicos”, afirmou a professora Iris Shai, principal autora do trabalho.
E O LADO MAU DO VINHO TINTO?
[pullquote]APRENDA JÁ! Receita de Pêras aos Dois Vinhos para diabéticos[/pullquote] Vale alertar novamente: 150ml de vinho corresponde a uma pequena taça. Mais do que isto, já começam os problemas.O excesso de álcool no organismo, além de acarretar alterações perigosas na glicemia, ainda aumenta os riscos de doenças (como alguns tipos de câncer e pressão alta) e de mortalidade.
Por isso, quem decidir aproveitar os benefícios do vinho tinto à saúde deve se lembrar de sempre comer bem, manter a glicemia sob controle e não passar de 1 taça por dia. Se todos estes critérios forem seguidos, a expressão “saúde!” nos brindes terá um sentido muito mais verdadeiro.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…