Tresiba no SUS? Aberta consulta pública sobre a insulina de ultra longa duração
Já imaginou tratar o diabetes com a insulina Tresiba, de ultra longa duração? Pessoas com diabetes do DF têm chance de participar de Consulta Pública.
A insulina degludeca (esse é o nome ‘médico’; seu nome comercial, encontrado nas farmácias, é Tresiba) chegou ao Brasil em 2014, com grande repercussão. Trata-se de uma insulina de ação ‘ultra-longa’: uma vez aplicada, fornece os níveis basais de insulina por um período de até 42 horas, garantindo maior conforto e comodidade (especialmente para quem está com diabetes tipo 1 e precisa injetar insulina várias vezes ao dia). [pullquote]Veja como foi o lançamento da Tresiba no Brasil, com participação da cantora Paula Toller, ex-Kid Abelha (e que convive com o diabetes tipo 1!) [/pullquote]
Apesar da pessoa com diabetes tipo 1 ainda necessitar da aplicação de insulina de ação rápida na hora da alimentação, com o uso das insulinas de ação prolongada ela terá maior segurança quanto ao equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
A degludeca possui perfil de ativação longo, isto é, a insulina é liberada continuamente no organismo, ao longo das 42 horas. Isso significa que os períodos entre as aplicações são muito mais flexíveis. Além disso, diversos estudos científicos mostraram que há redução considerável nos episódios de hipoglicemia – em especial a temida hipoglicemia noturna – entre usuário da Tresiba.
Já pensou ter esse moderno tratamento para o diabetes gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde?
[button link=”mailto:[email protected]” size=”small” target=”new” color=”#077cc5″]CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SEU E-MAIL PARA A SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL![/button]
CONSULTA PÚBLICA ESTUDA INCLUSÃO DA DEGLUDECA NO SUS
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está em processo de análise da proposta de inclusão da insulina de ultra-longa duração no Sistema Único de Saúde. Isso significa que seus representantes analisarão o mérito da questão e poderão sugerir que, de fato, usuários do SUS possam ser tratados com a degludeca sem pagar nada.
[pullquote]Um estudo publicado em 2009 na revista científica Acta Diabetologica mostra que, no Brasil, 90% das pessoas com diabetes tipo 1 (que dependem do uso de insulina) têm um controle inadequado da glicemia.[/pullquote]A sociedade civil também pode –e deve! – participar desta consulta. Até o dia 07 deste mês (sábado), a secretaria receberá e-mails do público com relatos sobre a importância da incorporação de degludeca no SUS. Podem participar pessoas com diabetes, familiares, profissionais da saúde e cuidadores. O essencial é, na mensagem, argumentar sobre a importância de poder contar com uma insulina de ação ultra-longa para manter a glicemia sob controle e evitar, assim, as diversas consequências perigosas do diabetes mal controlado.
Enviar este e-mail é uma maneira de alertar as autoridades públicas sobre o impacto que o diabetes tem na vida de milhões de brasileiros, além de fazê-las compreender o que pode ser feito para melhorar a saúde desta parcela tão grande da nossa população.
De acordo com o protocolo elaborado pela Secretaria de Saúde do DF para a Consulta Pública, a inclusão da insulina degludeca tem como objetivo “oferecer ao usuário a oportunidade de reduzir complicações e de melhor qualidade de vida com menor variabilidade glicêmica, com uso de formulações seguras que garantam menores riscos de hipoglicemia em todas as faixas etárias e condições de saúde”.
A Consulta Pública prevê fornecimento da insulina degludeca para:
- pessoas com diabetes tipo 1;
- diabetes associado à gravidez;
- diabetes tipo 2 com insuficiência renal crônica em procedimento dialíticos, pós transplantes ou em insulinização plena;
- maiores de 80 anos que apresentem condições especiais.
UMA OPÇÃO DE PESO PARA O MELHOR CONTROLE DO DIABETES
De acordo com Alex Alves, presidente da Associação de Diabéticos de Brasília, atualmente há mais de 150 mil pessoas com diabetes no Distrito Federal. Delas, pelo menos 8 mil são crianças e jovens de 0 a 14 anos, que precisam de cuidados diários para controlar o diabetes tipo 1. Este é um dos públicos-alvo mais importantes para esta Consulta Pública.
“Quanto mais opções tivermos na hora de controlar a glicemia, melhor”, afirma Alex. O diabetes e seus sintomas variam muito de pessoa para pessoa, e possibilitar o uso de novas abordagens terapêuticas, modernas e comprovadamente eficientes, é um passo positivo rumo à melhora na qualidade de vida de todos que convivem com o diabetes.
Os interessados em contribuir com a consulta pública podem enviar um e-mail para [email protected] com o seu relato. Lembrando que as contribuições devem ser feitas até o dia 7 de janeiro de 2017.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
seria muito bom se o sus disponibilizasse a insulina treziba pois pessoas que utilizam esse medicamento se priva de algumas coisas inclusive alimentos para adquirir a medicação
Mentira pura e simples. Me candidatei a obter a insulina gratuitamente e me mandaram um telegrama (moderno nosso governo, não?) informando que as insulinas atuais (já superadas há muito) são muito boas e que não preciso destas.
Quem são eles para suplantar a opinião de minha médica? Conhecem meus problemas de saúde? Acompanham-me periodicamente?
País de merda, povo de merda, governo de merda……..
poxa que bom seria se as pessoa tivessem acesso eu me dou muito bem com o uso da Tresiba, infelizmente tenho que comprar e é muito cara, mais fazer o que se preciso.
Uma vergonha o ministério da saúde querer economizar o dinheiro da saúde em insulina pouco eficazes colocando em risco o agravamento das complicações ou ainda acelerando as hemodiálise, amputação, cegueira. Aumentando em muito o custo da saúde o que é muito pior a expectativa de vida com qualidade da população diabética.
Boa noite, tudo bem, gostaria de saber se é possível consegui através do SUS a caneta tresiba.
Por favor se possível,me explica o que preciso fazer pra conseguir.
Seria para meu filho de 12 anos.
Fico no aguardo de uma resposta, desse de já muito obrigado
Pois estou na mesma , situação sou aposentada e me dei super bem com esta insulina:Tresiba, foi com ela que consegui controlar a diabete.
Preciso saber como faço para ,conseguir pelo SUS.Moro em Jundiai-Sp
Tenho um filho de 17 anos com diabetes tipo 2 .
Preciso da insulina tresiba pois ela é a única que mantém ele bem .
Como faço pra conseguir,?
Tenho uma filha de 5 anos que faz o uso contínuo da tresiba e da fiasp mais preciso ter essa medição pelo sus como ou onde posso me dirigir ou onde posso resolver isso moro em Salvador Bahia
Quem dera.
Meu filho tem diabeti dede os 2 anos,hj está com 6.
E.UMA LUTA.
ESTA INSULINA PODUA SIM SER FIRNEVIDA PELO SUS.
Boa Noite.
Estou tentando receber essa insulina Tresiba pelo SUS, desde 2021. Já preenchi aquele formulário SS54, protocolei na prefeitura, depois de 3 meses sem resposta voltei na prefeitura…e as funcionárias disseram que os documentos haviam desaparecido. Fiquei abismada! Como um processo desaparece. Entrei na página da prefeitura e enviei um comunicado para a Corregedoria. Os documentos apareceram. Porém, com o formulário preenchido corretamente o pedido foi indeferido pela prefeitura. Agora está com o Estado…e até agora nada!!!Falei com uma pessoa agora, e ela, disse pra eu seguir uma advogada pelo Facebook ou Instagram pois, ela também é diabética. É @eloebete . Vamos tentar. Deixa eu lhes dizer uma coisa: não se deixem humilhar. Perguntem sobre as possibilidades nos Centro Médicos das sua cidades. Briguem, façam BO, mas não desistam. Está na Constituição que a saúde é Direito de TODOS OS CIDADÃOS. Lá não especificam quais doenças..e outra coisa, como poderiam??? Cada pessoa tem suas particularidades. O que é bom pra mim, não é para o outro. Não tem como padronizar.
Faço uso da insulina TRESIBA, e mesmo com o desconto do laboratório, ainda é cara para eu que uso 24 unidades por dia.
Tem também a necessidade das agulhas.
Faço uso da insulina tresiba faz três anos realmente funciona muito bem,mas é muito cara aqui onde moro ela custa $207,00 . tinha um desconto de laboratório agora a farmácia que eu comprava não quiz vender com o desconto.
Fui comprar tresiba na farmácia e fui surpreendido que agora vendem com caixa de cinco canetas no valor de r$ 750,00 .Gostaria de saber se a ANVISA autorizou esta comercialização para o publico .