Quais são os sinais de que tenho diabetes?
É tão fácil escutar hoje em dia que fulano ou sicrano tem diabetes, e que os sintomas são bem comuns, que muitos se assustam e acreditam que têm a doença. Se, por um lado, preocupar-se com a saúde é uma atitude saudável, preocupação sem motivos não é legal. Por isso, sempre é bom saber quais são os três principais sinais de perigo do diabetes.
Vale lembrar que estes sinais costumam aparecer de uma hora para a outra no diabetes tipo 1. Em contrapartida, no diabetes tipo 2, eles também aparecem, só que surgem de maneira mais sutil e lenta.
Os três sinais de perigo do diabetes:
- Vontade constante de fazer xixi
- Sede constante
- Muita fome
Estes três sinais são conseqüência do diabetes no corpo humano. Caso uma pessoa os tenha, não quer dizer necessariamente que está com diabetes, porém ela deve o mais rápido possível procurar um médico, pois as chances de estar com diabetes são grandes. É sempre bom lembrar que quanto mais cedo o diabetes for tratado, melhor a qualidade de vida no futuro.
Vamos um pouco mais a fundo nessa história? Por que estes três sinais são fortes indicadores de diabetes?
A vontade muito grande de fazer xixi a toda hora, chamada de poliúria, é causada porque o corpo do diabético contém açúcar em excesso no sangue; como este açúcar não pode ficar circulando na corrente para sempre, os rins filtram o excesso e o eliminam do corpo via urina. Daí a vontade de fazer xixi. Só que, para produzir tanta urina assim, o corpo gasta muita água, e por isso sente-se muita sede– ao que se dá o nome mediquês de polidipsia. A fome em demasia – também conhecida como polifagia – é outra conseqüência deste desequilíbrio energético do organismo.