O que causa diabetes?
Assim como existem vários tipos de diabetes, existem várias explicações para o surgimento da doença. Por exemplo, quem tem diabetes tipo 1 possui um probleminha no organismo diferente daqueles que têm diabetes tipo 2. Explicamos abaixo as causas de cada um dos tipos.
Vale mencionar que, no geral, já foram identificadas características genéticas, hereditárias, étnicas e relacionadas ao ambiente que podem também desencadear o diabetes. Acompanhe as descobertas e avanços da ciência na nossa sessão de notícias!
O que causa diabetes tipo 1?
A causa do diabetes tipo 1 é que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, devido a um “ataque” do sistema imune às próprias células que produzem o hormônio.
A insulina é uma molécula que ajuda o açúcar, que corre pelo corpo no sangue, a entrar nas células que precisam de energia. Sem a insulina, este açúcar não alimenta as células e vai se acumulando na corrente sangüínea.
Normalmente, o pâncreas é o órgão encarregado de produzir a insulina. Este órgão possui células especiais para a produção de tão importante substância: as células beta. Porém, pode acontecer de que o sistema de defesa do corpo humano ataque estas células beta, como se elas fossem nocivas ao organismo, destruindo-as.
Tendo as células beta destruídas, o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente. Sem insulina suficiente, o açúcar do sangue não consegue alimentar as células e se acumula na corrente, caracterizando o diabetes.
Agora, o que faz com que o sistema de defesa do corpo ataque as próprias células beta? Esta é uma pergunta que a ciência ainda estuda como responder. Mas já se sabe que alguns fatores, como infecções de vírus e bactérias e substâncias tóxicas em alimentos, podem desencadear esta estranha ação.
O que causa diabetes tipo 2?
A causa do diabetes tipo 2 é que o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira adequada.
Ou seja, diferentemente do diabetes tipo 1, no diabetes tipo 2 o pâncreas produz insulina. O problema é que ela não realiza seu papel de oferecer o açúcar do sangue às células que precisam de energia.
Imagine que um cliente esfomeado (células que precisam de energia) peça comida (açúcar) a um garçom (insulina). Tanto o cliente quanto o garçom devem conversar na mesma língua, caso contrário um não entende o pedido do outro e o cliente acaba com fome. É quase a mesma coisa no diabetes tipo 2. A comunicação entre a insulina e as células se dá através de receptores de insulina presentes na superfície destas células. Quando estes receptores não reconhecem ou a insulina ou o “pedido” da célula, o açúcar não consegue ser transportado até elas e se acumula no sangue.
O que causa a falta de comunicação eficiente através dos receptores de insulina ainda é um mistério. Porém, é sabido que certos fatores aumentam as chances de se desenvolver diabetes tipo 2. São eles:
- Ter pressão alta
- Ter colesterol alto
- Estar acima do peso
- Ter parentes próximos com diabetes tipo 2
O que causa diabetes gestacional?
A causa do diabetes gestacional ainda não foi desvendada. Se já é complicado entender o funcionamento da doença em uma única pessoa, imagine quando se adiciona ao mistério um bebê e as complexas interações entre ele e a mãe!
Alguns fatores ajudam a aumentar as chances de uma grávida ter diabetes gestacional. São eles:
- Ter tido um bebê grande, de mais de 4 kg
- Estar acima do peso
- Ter a síndrome do ovário policístico
- Ter histórico familiar de diabetes gestacional