O que está acontecendo com as crianças?
Inúmeras pesquisas mostram que a taxa de incidência do diabetes em jovens e crianças cresceu muito nas últimas décadas. A questão é: por quê? Dê sua opinião!
A Escola de Saúde Pública do Colorado, nos Estados Unidos, divulgou na semana passada os preocupantes resultados de um novo estudo sobre a incidência do diabetes nos jovens.
Já é bem conhecido o fato de que o número de pessoas que desenvolvem diabetes tem crescido muito nas últimas décadas, incluindo adolescentes e crianças pequenas. Vários estudos apontam que apenas 20 anos atrás havia muito menos crianças diabéticas do que hoje em dia.
O novo trabalho focou no período entre 2001 e 2009, e analisou a incidência do diabetes tipo 1 e tipo 2 entre jovens nos EUA. Dados de saúde de mais de 3 milhões de pessoas foram comparados.
O estudo aponta que, apenas na última década, houve um aumento de 21% nos casos de diabetes tipo 1 e de 30% nos de diabetes tipo 2 entre os jovens. O aumento no número de casos de diabetes tipo 2 chamou a atenção, uma vez que este tipo da doença é considerada mais comum entre adultos e não entre crianças.
Uma das autoras da pesquisa, a cientista Dana Dabelea, luta para explicar os motivos por trás dos resultados. “Apesar de não compreendermos ainda as razões para esse aumento [no número de casos], uma vez que as causas do diabetes tipo 1 ainda são um mistério, elas provavelmente estão relacionadas a mudanças no nosso ambiente, seja nos EUA ou em outros lugares do mundo, que fazem com que mais jovens desenvolvam a doença, talvez cada vez mais cedo”, disse Dana.
Quando pressionada sobre o principal suspeito por trás do aumento do diabetes, ela revelou: “Provavelmente é a epidemia de obesidade, mas também os efeitos de longo prazo do diabetes e a obesidade durante a gravidez, as quais também cresceram ao longo do tempo”.
Atualmente, estima-se que haja 167 mil jovens diabéticos tipo 1 nos EUA e cerca de 20 mil com diabetes tipo 2.
ENQUETE DIABETICOOL
[poll=”38″]Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…