O Impacto Positivo do Chá Preto no Diabetes Tipo 2
Nova pesquisa correlacionou o consumo de chá preto ao redor do mundo com a prevalência de várias doenças, incluindo o diabetes.
Esta semana, um interessante artigo científico foi publicado, feito por um grupo de pesquisadores da Suíça, Reino Unido e França. Eles analisaram dados de saúde de 50 países – incluindo o Brasil – buscando entender como o consumo de chá preto influencia a prevalência de uma série de doenças, como câncer, doenças respiratórias, cardiovasculares e infecciosas, além do diabetes. A conclusão foi incrível: consumir chá preto diminui consideravelmente as chances de se desenvolver diabetes tipo 2. Foi apenas com o diabetes que alguma correlação entre beber o chá e tornar-se mais saudável pôde ser encontrada.
Os cientistas acreditam que os efeitos benéficos do chá preto vêm do processo de fermentação, que transforma o chá verde em chá preto. A fermentação daria origem a uma gama maior de flavonóides, moléculas de propriedades anti-inflamatórias.
O Dr Ariel Beresniak, principal autor do trabalho, diz que os resultados “são consistentes com estudos biológicos, fisiológicos e ecológicos prévios que analisaram o potencial do chá preto na cura do diabetes e da obesidade” e que eles “fornecem valiosas informações científicas adicionais em nível global”.
Um dado interessante é que o Brasil aparece em antepenúltimo lugar na lista dos países estudados que mais consomem chá preto. Apenas os sul-coreanos tomam menos chá preto do que nós. Os campeões de consumo foram a Irlanda, o Reino Unido e a Turquia. O gráfico abaixo, presente no estudo, mostra o consumo de chá preto em kg/ano por habitante de cada país:
O Diabeticool já havia mencionado o chá preto e suas propriedades benéficas anteriormente. Relembre no artigo “Chá preto, um combatente dos sintomas cardiovasculares” a descoberta de que beber de 3 a 6 xícaras do chá todos os dias pode diminuir em até 60% as chances de ataques cardíacos, além de ajudar a prevenir o diabetes.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Tive um grave aumento da glicose há 2 semanas (mais de 600). Já sabia da doença, mas não me cuidava. Agora tomo insulina e faço dieta. Gostaria de saber se posso fazer uso do chá preto e do café e em quais quantidades por dia. Muito obrigado.
O negócio está terrível no combate ao covid 19 aqui no Brasil. O João Dória não passa de um demagogo, ele é igual ao Bolsonaro, ou seja, mercenário só pensa em não perder dinheiro; não está nem aí com quem vai morrer. Político brasileiro é tudo igual, só tem competência pra ser corrupto!