Mudanças na cobertura dos planos de saúde
Governo brasileiro pretende dar uma forcinha para que planos de saúde forneçam medicamentos para pacientes crônicos, como diabéticos.
De acordo com a lei brasileira, as operadoras de planos de saúde não são obrigadas a fornecer medicamentos para pacientes com doenças crônicas – aquelas que perduram durante muito tempo. Agora, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda incentivar os planos a fornecer estes medicamentos para pessoas com diabetes, hipertensão, asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência coronariana e insuficiência cardíaca congestiva. A intenção, segundo o governo, é “reduzir o sub-tratamento das patologias de maior prevalência na população (…), bem como deixar claras as regras para que o beneficiário entenda de que forma se dará a oferta”.
Vai valer a pena?
A maneira pela qual se dará este incentivo do governo à mudança nos planos de saúde ainda está em aberto. Se eventualmente os planos tiverem de prover os remédios, certamente os custos serão repassados aos usuários em suas mensalidades. Portanto, é de se esperar que o governo ofereça incentivos financeiros para que a mudança tenha efeito. Quem quiser opinar pode enviar suas sugestões para o site abaixo, a partir do dia 4 de setembro até 3 de outubro.
Clique aqui para acessar o site da consulta pública da ANS!
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…