metformina diabetes cancer pancreas
Home Como tratar Metformina: poderosa também contra o câncer de pâncreas?

Metformina: poderosa também contra o câncer de pâncreas?

Uma boa notícia chegou direto dos laboratórios científicos esta semana. Pesquisadores da Universidade Queen Mary, em Londres, mostraram que há uma nova possibilidade de tratamento para um dos tipos de câncer mais letais que se conhece: o câncer de pâncreas.

E a boa notícia tem tudo a ver com um dos medicamentos mais tradicionais e populares para cuidar do diabetes tipo 2: a metformina.

OS BENEFÍCIOS DA METFORMINA À SAÚDE (clique para abrir)

OS BENEFÍCIOS DA METFORMINA À SAÚDE (clique para abrir)

Esta não é a primeira vez que a metformina é associada a outros benefícios ao corpo além do melhor controle da glicemia. Acompanhe algumas das novidades nas matérias a seguir do Diabeticool:

 

QUAL A RELAÇÃO ENTRE METFORMINA E O COMBATE AO CÂNCER?

Em artigo publicado na revista científica Cell Metabolism, os pesquisadores explicam a descoberta de que algumas das células que causam câncer no pâncreas sobrevivem através de um processo que pode ser bloqueado pela metformina.

O câncer de pâncreas é um dos mais letais. Estima-se que a sobrevida após o diagnóstico é de apenas 12 meses. Isto porque ele geralmente é descoberto em estágio muito avançado, já que não causa sintomas aparentes no início.

A grande maioria das células de câncer, não importa o tipo, consegue energia através da queima de glicose. Diferente delas, as células “saudáveis” do nosso corpo garantem o suprimento de energia através do uso de oxigênio. Mas os cientistas descobriram que células dos tumores pancreáticos, elas também, utilizam oxigênio.

A descoberta foi uma ótima surpresa. O processo de “respiração” das células pode ser bloqueado através do uso da metformina.

Traduzindo em termos simples, após esta descoberta, talvez seja mais fácil matar as células cancerígenas e evitar a metástase – um dos maiores medos de quem está com o câncer pancreático.

 

UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO AO CÂNCER A CAMINHO?

É bom deixar bem explicado: os pesquisadores afirmam que a metformina não é a cura para o câncer de pâncreas. Ela poderá, sim, ser utilizada como coadjuvante no combate a este tipo de câncer, uma parceira nova e poderosa das técnicas quimioterápicas tradicionais.

“Talvez nós sejamos capazes de explorar esta dependência [das células cancerígenas] por oxigênio ao usar drogas já disponíveis, matando o câncer ao retirar sua fonte de energia”, disse a dra. Patricia Sancho, principal autora do estudo.

“No longo prazo, isto pode significar que pacientes com câncer pancreático terão mais opções de tratamento disponíveis, incluindo um risco menor de recorrência após a cirurgia”.

O grupo de pesquisas já está iniciando os procedimentos para testes de tratamentos em seres humanos.

 

Referências para o Artigo Científico

Referências para o Artigo Científico

MYC/PGC1a balance determines the metabolic phenotype and plasticity of pancreatic cancer stem cells.

Sancho P, Burgos-Ramos E, Tavera A, Kheir TB, Jagust P, Schoenhals M, Barneda D, Sellers K, Campos-Olivas R, Graña O, Viera CR, Yuneva M, Sainz, Jr. B, Heeschen C. (2015) Cell Metabolism

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…