Metformina “aditivada” em breve nas farmácias
Novo medicamento antidiabético – o Xigduo – será uma combinação de dois famosos tratamentos e poderá ser vendido já em 2014.
Dois conhecidos medicamentos antidiabéticos estão prestes a unir as forças no combate à doença.
O Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano, um braço regulatório da União Européia, deu aval positivo a uma combinação dos remédios Forxiga e metformina em uma única pílula.
A metformina é o princípio ativo mais conhecido no tratamento do diabetes tipo 2, devido à alta eficácia no controle da glicemia, aos poucos efeitos colaterais e ao longo tempo no mercado. Uma das maiores vantagens de seu uso é que não gera hipoglicemia.
Já o Forxiga (cujo princípio ativo é a dapagliflozina) é um remédio mais recente – ele começou a ser comercializado há poucos meses na Europa e nos Estados Unidos. O Forxiga funciona estimulando a liberação de glicose na urina, o que diminui a quantidade do açúcar no sangue. O efeito é atingido através da inibição da reabsorção da glicose nos rins. Um outro resultado benéfico do remédio é ajudar na diminuição do peso, uma vez que a excreção extra de glicose consome calorias.
A combinação dos dois medicamentos, criada pelas farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e AstraZeneca, será chamada de Xigduo e poderá começar a ser vendida já no ano que vem.
De acordo com o relatório do Comitê europeu,
“O benefício do Xigduo é sua habilidade de melhorar o controle glicêmico através da redução dos níveis de açúcar no sangue em pacientes cujo controle unicamente através da metformina é inadequado. Os efeitos colaterais mais comuns são hipoglicemia, náusea, vômitos, diarréia, dores abdominais, perda de apetite, vulvovaginite, balanite e infecções genitais relacionadas, infecções no trato urinário, disúria [dor ao urinar] e poliúria [urinar em demasia]“.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Eu sou usuario do metformina Gostei da novidade da Fusão dos
dois medicamento Para diabete xigduo se meu médico presquever-
eu vou consumir este xigduo.o brigado pelas dicas.
Jose Gabriel de campos.
Faço uso da metiformina e também de insulina nph. Achei esta novidade muito boa. Será que poderei usar a nova medicação? Ótima publicação. Tereza Barros
,Nossa quanta novidades,vou ler com atenção obrigado por me informar.
Vou aguardar com ansiedade a chegada desse novo remédio.
ja tomo forxiga com metformina juntos sao otimos,ate minha ansiedade e picos da diabete acabou
Então vou contribuir, iniciei o uso de XIGDUO, para tratar diabetes tipo 2, e ja emagreci 13 cm em 20 dias
Sério??? Eu iniciei há 3 dias e desde então estou com muitas náuseas e não tenho vontade alguma de comer.
Então, isso também me aconteceu, om segredo é tomar agua, como eu não tomava , quando comecei parecia que ia me afogar hoje tome 3 litros por dia em média e ja emagreci 11,5 KG,
Comecei meu tratamento ontem, espero ter resultados.
Não faz sentido. No primeiro parágrafo dizem que não dá hipoglicemia e no final do texto o primeiro efeito colateral é hipoglicemia
Olá, Ávia! Veja bem, o que ‘não dá hipoglicemia’ mencionado no início do texto é a metformina isolada; no caso do Xigduo, como ela está em combinação com a dapagliflozina, pode gerar hipos em alguns casos, ok?
Tomo Gauvus 50, como a gilcada está dando 7.3 meu médico receitou jardiance 25, tomar os dois de manhã, apesar de quando vou medir a glicemia normalmente dá 90 110 120 mas outro dia acordei 3 horas da manhã fui medir deu 155, talvez seja essa variação que acaba subindo a glicada. Gostaria de tomar só um. Pois tô gastando muito, meu remédio de pressão também é bem caro