Medir a glicemia através do suor? É a promessa para 2016.
Empresa norte-americana está desenvolvendo adesivo que monitora a glicemia sem picada nenhuma, 24h por dia, utilizando informações obtidas pelo suor.
Entre estas novatas está a Eccrine Systems, uma empresa norte-americana que promete acabar com um dos maiores problemas do diabetes: ter que picar o dedo para saber como está a glicemia.
COMO FUNCIONA O ADESIVO QUE MEDE A GLICEMIA PELO SUOR?
A proposta da empresa é desenvolver um adesivo capaz de medir a glicemia através do suor. [pullquote]COQUETEL DE INFORMAÇÕES – o suor contém naturalmente grande variedade de moléculas além da glicose, incluindo eletrólitos, metabólitos, aminoácidos e proteínas. O suor pode, também, conter metais e moléculas sintéticas, vindas da poluição do ambiente ou do uso de medicamentos.[/pullquote]O adesivo é pequeno e discreto, mas possui muita tecnologia. Sensores seriam capazes de detectar quantidades mínimas de glicose presentes no suor da pele e, a partir daí, calcular a quantidade de açúcar no sangue.
Para entender melhor: nosso corpo possui mais de 4 milhões de glândulas sudoríparas na pele. Quando nos exercitamos ou estamos com calor, mais suor é produzido – porém, ao longo de todo o dia, pequenas quantidades de suor estão sendo continuamente eliminadas pela pele. Por que não utilizá-lo, portanto, de maneira mais inteligente?
Além de ajudar a controlar a temperatura, o suor pode ser uma fonte valiosa (e ainda pouco utilizada) de informação. O suor é composto por diversas moléculas que estavam dentro de nosso corpo, chamadas de “biomarcadores”. Entre estas moléculas está a glicose.
TECNOLOGIA TORNANDO A VIDA MELHOR
O adesivo, em tese, poderia ser utilizado durante uma semana inteira antes de ser trocado. Ele mediria a glicemia o tempo todo, e para saber os resultados bastaria olhar em seu telefone – a troca de dados é feita via wireless.Um médico também poderá acompanhar a glicemia do paciente, já que as informações podem ser enviadas diretamente a ele com o toque de um botão.
OUTRAS NOVIDADES PARA EVITAR O FURA-DEDO
O adesivo ainda está em fase de desenvolvimento, mas a Eccrine Systems promete ter uma versão pronta no mercado já no ano que vem.Existem várias companhias com idéias semelhantes para ajudar quem está com diabetes a evitar furar os dedos. O Diabeticool já noticiou pesquisas sobre medir a glicemia em lágrimas, na saliva e até mesmo na urina.
Segundo representantes da Eccrine, as estratégias acima não são boas. As informações contidas na saliva e na urina variam de acordo com o que se come ou se bebe. Lágrimas não são produzidas em alta quantidade. Sendo assim, o suor parece ser o melhor candidato a fonte de informações sobre nossa quantidade de açúcar no sangue.
O Diabeticool acompanhará o desenvolvimento desta novidade médica e tecnológica e trará todas as novidades assim que forem anunciadas.
VANTAGENS DA MONITORAÇÃO DA GLICEMIA VIA SUOR
Vale lembrar: o adesivo ainda está em desenvolvimento e informações quanto à acurácia das medições ainda não foram divulgadas. Mas, caso as pesquisas deem certo, fazer as medições de glicemia via suor trará diversos benefícios. Veja alguns deles a seguir.
- É um processo mais discreto: o adesivo poderá ser utilizado debaixo da roupa, em praticamente qualquer local do corpo. Por não possuir agulhas, facilita a aplicação e não atrapalha na hora de realizar atividades, como dormir.
- Dificilmente causará infecções: já que não “fura” a pele para coletar dados.
- É não-invasivo: a captura de informações se dá de maneira totalmente segura.
- Suor é abundante no corpo humano: não é necessária nenhuma situação especial para ter suor em nossa pele. Além disso, suor é produzido em quantidade suficiente, todos os dias, para permitir boas leituras.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…