Homens ou mulheres: quem controla melhor a glicemia?
Quem será que cuida melhor da saúde quando o assunto é quantidade de açúcar no sangue? Pesquisa investigou.
Esta semana acontece em Barcelona, na Espanha, a reunião anual da Associação Européia para o Estudo do Diabetes. Grandes trabalhos científicos são expostos no evento, que marca o encontro de centenas de pesquisadores gabaritados de todo o continente. Dentre estes estudos, alguns chamam a atenção pelas promessas de cura do diabetes que eles trazem, outros por suas características bastante curiosas. Este é o caso da pesquisa de Sarah Wild, professora na Universidade de Edimburgo. Na reunião, Sarah apresentará as conclusões de um estudo que responde a seguinte pergunta: afinal de contas, quem controla melhor a glicemia: homens ou mulheres?
A pesquisa foi uma análise de dados de mais de 140 mil crianças e adultos com diabetes tipo 1, espalhadas por 12 países. Para descobrir que gênero tinha melhor controle da quantidade de açúcar no sangue, Sarah e seus colegas estudaram a proporção de meninos/homens e meninas/mulheres que apresentaram níveis de hemoglobina glicada maiores ou iguais a 7,5% – taxa considerada bastante elevada e indício forte de diabetes.
+ ENTENDA TUDO SOBRE A HEMOGLOBINA GLICADA NESTE LINK!
OS RESULTADOS
Nesta guerra de mentirinha pelo controle glicêmico, os homens levaram a melhor. A análise de dados concluiu que mulheres entre 15 e 29 anos são 8% mais propensas a ter níveis altos de hemoglobina glicada do que homens na mesma faixa etária.
A tendência se manteve em diabéticas com 30 anos de idade ou mais, as quais apresentaram probabilidade 6% maior de ter o nível de HbA1c acima dos 7,5% do que os homens.
“Nesta análise de dados sobre o diabetes tipo 1 de diversos países, os homens tiveram uma probabilidade maior de controlar melhor o perfil glicêmico do que as mulheres”, concluiu Sarah.
A DESVANTAGEM FEMININA
A pesquisa em questão simplesmente atestou um fato – explicações para o porquê dos homens mostrarem um melhor controle da glicemia são outros quinhentos e fogem do escopo do estudo. Sarah Wild, porém, especula que “um possível motivo é que as mulheres tendem a possuir níveis de hemoglobina menores do que os masculinos, o que poderia explicar as taxas maiores de hemoglobina glicada, porém mais pesquisas são necessárias a fim de se comprovar isto”.
E você, como controla a sua glicemia? Responda à pesquisa abaixo e descubra se os visitantes do Diabeticool corroboram esta pesquisa ou se as nossas amigas que estão com diabetes darão a volta por cima e vencerão os homens!
PARA OS HOMENS QUE ESTÃO COM DIABETES:
[poll id=”24″]PARA AS MULHERES QUE ESTÃO COM DIABETES:
[poll id=”25″]
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
estes resultada foi recente do mês passado , quando fiquei sabenDO estava 8, 5..