Feira de prevenção ao diabetes acontece nesta sexta em São José
A Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (8) a Feira de Prevenção ao Diabetes. O evento será no pátio da Igreja de São Benedito (ao lado da Praça Afonso Pena), das 9h às 16h. Com o tema “Proteger o nosso futuro – A forma como vivemos está colocando nossa vida em risco”, a feira terá 12 estandes, com informações para conscientizar a população.
O objetivo é orientar sobre os principais comportamentos de risco que podem desencadear a doença como a obesidade, o sedentarismo, a hipertensão, entre outros. Além disso, o público terá informações sobre como prevenir a doença e suas complicações, além de conhecer os tipos de tratamento.
Também haverá aferição da pressão arterial, testes de glicemia, avaliação de obesidade e orientações sobre como conservar e aplicar a insulina, dicas de nutrição e de cuidados com os pés.
O programa de Atividade Física também marcará presença, com aulas e Lian Gong e danças, chamando a atenção sobre a importância da prática regular de exercícios.
A doença
O dia 14 de novembro foi declarado Dia Mundial do Diabetes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas têm a doença.
No Brasil, o Ministério da Saúde informa que aproximadamente 5,8% da população tem diabetes tipo 2, o que equivale a cerca de 7,6 milhões de pessoas. E 500 novos casos aparecem, todos os dias. Os tipos 1 e 2 juntos juntos atingem cerca de 10 milhões de pessoas.
Em São José dos Campos, a estimativa é que 12% da população entre 30 e 69 anos tenha diabetes do tipo 2. Esse percentual salta para 20% nas pessoas acima de 70 anos. No total, estima-se que aproximadamente 44 mil pessoas tenham a doença na cidade – e mais da metade das pessoas não sabe que tem diabetes.
É uma doença grave e uma das principais causas de morte no mundo, principalmente devido a suas complicações. Os sintomas são: sede excessiva, urinar com frequência, aumento do apetite, perda de peso, cansaço excessivo, falta de concentração e de interesse em atividades de rotina, sensação de formigamento nos pés e nas mãos, visão embaçada, infecções frequentes ou feridas de difícil cicatrização.
Diante do aparecimento de um ou mais sintomas, a orientação é procurar atendimento médico o mais rápido possível.
Fonte: PortalR3
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…