Home Dietas Estudo conclui: dieta rica em cacau pode ajudar a controlar o diabetes
Dietas -

Estudo conclui: dieta rica em cacau pode ajudar a controlar o diabetes

Isto significa que diabéticos devem comer bastante chocolate?

Já pensou descobrir que o chocolate – o amado doce visto por muita gente como um dos “vilões” dos diabéticos, devido à grande quantidade de açúcares e gorduras que possui – ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue e que também melhora o funcionamento da insulina? Isto é o que um novíssimo estudo parece – e apenas parece – mostrar. Vamos explicar esta história!

Em pesquisa publicada na mais recente edição da revista Molecular Nutrition and Food Research, pesquisadores espanhóis mostraram que um dos componentes do cacau ajuda a “ampliar” (ou “melhorar”) o sinal da insulina. Os cientistas propõe, ao final do artigo, que uma dieta rica em cacau poderia ser benéfica aos diabéticos.

 

EPICATEQUINA: O PODEROSO COMPONENTE DO CACAU

O componente em questão tem o curioso nome de epicatequina e faz parte de uma classe de moléculas conhecidas como flavonóides. Os flavonóides são moléculas encontradas em diversas plantas e são bastante famosos no ramo da saúde devido às propriedades antioxidantes. Os pesquisadores espanhóis afirmam que “tem-se descoberto que os flavonóides possuem efeitos benéficos à saúde e muita atenção tem sido dada a estes compostos por serem seguros e pelas amplas evidências de que possuem efeitos antidiabéticos em animais e humanos”.

Em seu trabalho, os cientistas mediram a influência de um extrato superconcentrado de cacau em tecidos do fígado, órgão importante para os diabéticos por ajudar a controlar a glicemia. A conclusão foi a de que a epicatequina “fortalece a sinalização da insulina”, melhorando os efeitos do hormônio. A seguir, eles sugerem que uma dieta rica em cacau poderia ser boa para diabéticos, já que esta epicatequina amplificaria os efeitos da insulina.

Muita gente entendeu “dieta rica em cacau” como sendo “dieta rica em chocolate” – afinal de contas, o chocolate é, sem dúvida nenhuma, a maneira mais comum de se ingerir cacau. Esta conclusão seria válida?

 

ENTÃO VALE A PENA COMER BASTANTE CHOCOLATE?

“A implicação de que comer chocolate vai ajudar pessoas diabéticas tipo 2 a controlar suas taxas de açúcar no sangue simplesmente não é uma conclusão que pode ser feita a partir desta pesquisa”, afirmou, categórico, o dr. Matthew Hobbs, chefe de pesquisas da famosa ONG britânica Diabetes UK. Ele completou: “Neste estudo, os pesquisadores usaram um extrato de um composto que é encontrado no chocolate e estudaram seus efeitos em células isoladas de fígado, criadas em laboratório. Eles não testaram os efeitos em pessoas.”

Entre uma fruta e o chocolate, qual vale mais a pena na hora do lanche?

Mais do que isto, muitos nutricionistas e médicos notaram que as quantidades de epicatequina utilizadas no experimento são muitas vezes maiores do que as encontradas em uma barra de chocolate. Inclusive se o chocolate for “rico em cacau” (como aqueles com 70% de cacau em sua composição).

Carrie Ruxton, uma famosa nutróloga britânica, comentando a pesquisa, disse que “mesmo um chocolate especial, “rico em flavonóides”, servido em uma porção de 45g, lhe daria 240 calorias, 15g de gorduras e 9g de gorduras saturadas. Isto não é realmente uma comida saudável para diabéticos e [os efeitos negativos] podem prevalecer sobre quaisquer benefícios dos flavonóides. O melhor a se fazer é tomar chá.”

+ Confira a página especial do Diabeticool “Diabetes e o Chocolate“!

 

E A IMPORTÂNCIA DA DESCOBERTA?

Apesar de não trazer boas notícias imediatas, a pesquisa espanhola é excelente para o futuro da nossa alimentação. Algumas indústrias alimentícias dos EUA e Europa já estavam pesquisando maneiras de aumentar a quantidade de flavonóides presentes nos chocolates que produzem, e saber do poder que moléculas como a epicatequina possuem pode dar uma forcinha para que mais pesquisas neste sentido sejam feitas.

Ainda é preciso tomar bastante cuidado com os deliciosos chocolates. Mas esta doce e perigosa relação, caso as tecnologias alimentícias saudáveis evoluam, pode mudar um pouquinho nos próximos anos!

7 Comentários

  1. Gostei dos esclarecimentos sobre o chocolate. Pergunto: o cacau em casca ou em pó, amargo, com leite, sem acúcar pode ser tomado pelo diabetico sem aumentar a glicemia? Muito obrigado.

  2. Olá Redovaldo, como vai?

    O cacau em pó, mesmo que seja bem amargo e não contenha açúcar, ainda possui quantidades bem altas de gorduras e gorduras saturadas, as quais podem também aumentar a glicemia. Portanto, é bom utilizá-lo com bastante parcimônia!

  3. Boa noite!!! será que cacau puro no shaky é permitido para diabeticos que fazem caminhadas diariamente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…