Diabetes e Atividade Física
Dependendo da intensidade e da duração da atividade física, você pode utilizar glicose até 24 horas após o exercício. Nas atividades de longa duração e alta intensidade, você utiliza a glicose que está armazenada no fígado (na forma de glicogênio) como combustível. Depois que você termina o exercício, o corpo precisa repor essa reserva de glicose o mais rápido possível. Se você não se alimentar, a glicose da corrente sanguínea será utilizada para fazer glicogênio no fígado e pode causar hipoglicemia.
Para prevenir baixas taxas de glicose no sangue, verifique sua glicemia a cada 45 minutos depois de um treino de alta intensidade para controlar se os níveis de glicose estão indo para baixo ou para cima, até a glicemia se estabilizar. Se a glicemia estiver diminuindo, coma uma porção de carboidrato (15 gramas) e continue medindo a glicose no sangue.
Lembre-se de fazer alongamento antes e depois do exercício e de ter a orientação de um profissional de educação física antes de inicar qualquer tipo de treinamento intenso.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…