Diabetes: Dicas de alimentação para controlar melhor a doença
O diabetes é uma doença muito comum no país, caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue. Segundo o Ministério da Saúde, ele atinge 5,6% da população adulta, sendo que a maioria é composta por mulheres, que tem mais dificuldade de controlar a diabetes por conta das mudanças hormonais que sofre durante o mês como TPM e menstruação.
Além da alimentação, é importante fazer o monitoramento constante da glicose, a administração correta dos remédios e mudar o estilo de vida. Tudo isso, claro, com a orientação de um especialista. A prática de exercícios físicos também é muito importante.
1. Mantenha o prato colorido.
2. As hortaliças podem ser consumidas sem restrições.
3. As frutas não estão liberadas, mas as porções devem ser controladas. Como elas possuem a frutose, procure consumi-las como sobremesa e adicione aveia ou linhaça, por exemplo, e com casca.
4. Os alimentos integrais oferecem mais nutrientes e fibras, que são importantes, pois retardam a velocidade de absorção da glicose, o que favorece o controle da glicemia. Abacate, azeite de oliva, castanhas, nozes e feijão branco também têm este papel.
5. As inflamações são frequentes. Para controlar, consuma os alimentos que contenham o ômega 3 como a sardinha, o salmão e a linhaça.
6. O fato de não comer carboidrato não dispensa o uso da insulina. Segundo o Ministério da Saúde, o carboidrato eleva a glicemia com maior rapidez. Quem tem diabetes tipo 1 precisa da insulina de qualquer maneira, já que o pâncreas não produz. No caso do diabetes tipo 2, o uso da insulina depende do controle glicêmico, mas só o médico pode suspender o uso.
7. É mito dizer que comer muito açúcar pode levar à diabetes. O tipo 1 não tem relação com o excesso de açúcar nem de peso, já o do tipo 2 é consequência do excesso de peso.
8. Evite carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, temperos industrializados, frios e embutidos.
9. Para quem não consegue deixar a vontade dos doces de lado, clique aqui e veja algumas opções para diabéticos.
10. Produtos diet e light não são liberados. Os adoçantes são a melhor opção na hora de adoçar o cafezinho ou o suco, mas sem excesso.
A melhor maneira de adequar essas dicas ao seu dia a dia é consultar um especialista. Cada caso é um caso e só ele vai poder orientar sobre o cardápio ideal para você.
Fonte: Portal de Paulínia
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
descobri agora que tenho diabetes 2. mas confesso que apesar dos imcomodos, me fez prestar mais atenção a minha minha saúde.