Diabetes afeta muito a saúde dos olhos, mas pouca gente sabe
Estudo comprova que boa parte dos diabéticos ainda desconhece os efeitos da doença na saúde dos olhos. Veja os dados do trabalho e aprenda sobre o edema macular.
Uma das complicações do diabetes mais comuns é o dano causado nos olhos. Por incrível que pareça, ela é também uma das complicações menos “visíveis”. Isto porque muita gente ainda não sabe que o diabetes pode causar diversas formas de problemas oculares, muitos dos quais, quando não tratados adequadamente, são capazes de levar até mesmo à cegueira.
A relação entre diabetes e problemas nos olhos já é bem compreendida pela Ciência. Em termos bem simples, altas taxas de açúcar no sangue geram danos aos pequenos e delicados vasos sangüíneos que nutrem os olhos, desencadeando uma série de problemas visuais. Caso o diabético controle mal a glicemia durante muitos anos, o acúmulo de danos pode ser irreversível.
+ LEIA MAIS: Quais são os efeitos do diabetes no corpo humano?
Uma recente pesquisa científica, publicada na edição do dia 19 deste mês na revista JAMA Ophthalmology, mostra que o número de diabéticos que não cuidam adequadamente da saúde dos olhos é alto, mesmo em um país com sistema de saúde de primeiro mundo (os EUA, onde o estudo foi feito).
Cientistas do hospital Johns Hopkins analisaram os dados de cerca de 800 diabéticos tipo 2, todos com mais de 40 anos de idade e que passaram por exames de retina. Eles descobriram que:
- 48% dos pacientes tinham um problema de visão chamado de edema macular diabético, que dificulta a visão central e o enxergar de imagens detalhadas;
- 55% deles não tinham sido avisados pelos seus médicos de que existe uma correlação entre diabetes e problemas de visão;
- 40% dos diabéticos não tinham feito nenhum exame ocular durante o ano de estudo;
- Cerca de 30% dos diabéticos que estavam com o edema já apresentavam perda parcial da visão.
Os dados apontam duas coisas: primeiro, que problemas de visão são bastante comuns e devem ser tratados com todo o cuidado; e, também, que existe uma falha muito grande por parte dos profissionais de saúde em orientar os pacientes diabéticos quanto à saúde ocular.
“(…) Nós somos horrivelmente inadequados como profissionais de saúde na hora de explicar para os nossos pacientes com diabetes que a condição pode ter efeitos negativos nos olhos”, confessou o principal autor do estudo, o dr. Neil Bressler. “Quanto mais cedo detectarmos as doenças oculares causadas pelo diabetes, maior a probabilidade de ajudar os pacientes a manter uma visão saudável. De maneira inequívoca, esta pesquisa mostra o quanto temos ainda de caminhar para educar as pessoas sobre esta complicação freqüente e temida”.
MELHORAS
O dr. Bressler, em entrevista à mídia internacional, explicou que, até recentemente, 15% dos pacientes que desenvolviam problemas oculares e que eram tratados com cirurgia à laser acabam perdendo a visão. Agora, porém, o tratamento-padrão consiste em injetar medicamentos nos olhos que reduzem o inchaço e o risco de perda de visão para menos de 5%. Além disso, com o tratamento, metade dos pacientes relata melhora na visão.
A missão agora dos médicos é, de acordo com Bressler, aprender a educar melhor seus pacientes. Este seria o primeiro e principal passo para garantir a saúde ocular de quem está com diabetes.
[poll id=”28″]Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Importante
Gostaria de receber mais informações como esta: [email protected]
O meu irmão é que tem diabetes.
preciso de orientação para ajudá-lo, pois ele não tem força de vontade. Obrigada.
Sou portadora de artrite reumatóide e diabete mellitus 2. Por causa do uso prolongado da prednisona , adquiri , uma doença conhecida como olho seco e em 2005 , fiz uma cirurgia nos olhos para retirada de cataratas. Além do exame de fundo do olho o que devo fazer para evitar a cegueira? O diabetes que adquiri foi causado pela prednisona também. Ficarei grata se responder ; pois na pequena cidade onde moro existe muitos diabéticos , mas pouquíssimas informações sobre o assunto.