Comer abacate faz bem?
Pesquisa revela os benefícios da fruta na prevenção do diabetes tipo 2 e para a saúde no geral.
Alimentos naturais, como frutas e verduras, são sempre indicados a quem precisa manter uma dieta saudável e equilibrada. Que a maioria deles faz bem não é segredo; a influência destas comidas no desenvolvimento e cura de doenças, porém, sempre pode nos surpreender. Foi o que aconteceu com o abacate na última semana, quando um longo estudo concluiu que a verde fruta pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2 e demais problemas de saúde.
A conclusão foi baseada em um grande projeto realizado nos EUA, chamado de National Health and Nutrition Examination Survey (algo como Pesquisa de Avaliação da Saúde e Nutrição Nacionais), que durou de 2001 a 2008. Nele, mais de 17.500 adultos norte-americanos anotaram absolutamente tudo o que comeram durante um período de 24 horas. Depois, os dados foram comparados visando a determinar a influência da alimentação na saúde dos voluntários.
Destes 17.500 entrevistados, 347 deles – metade homens e metade mulheres – comeram abacate durante o período estudado. Ao terem a sua saúde analisada, estas pessoas apresentaram melhor absorção de nutrientes essenciais e indicadores de saúde mais positivos que a média.
Em detalhes: os “comedores de abacate” tinham menor peso corporal, cinturas mais finas, índices significativamente maiores de HDL (o “colesterol bom”) e 50% menos chances de desenvolver a síndrome metabólica, que é um conjunto de sintomas relacionados ao diabetes tipo 2, derrames e doenças cardíacas.
O doutor Victor Fulgoni, principal autor do estudo, revelou: “Estas descobertas sugerem uma associação interessante entre o consumo de abacates e melhor absorção de nutrientes, além de outros resultados positivos. (…) Elas fornecem dicas valiosas para uma melhor compreensão da relação entre a dieta e a saúde, e fornecem rumos para futuras empreitadas em pesquisas”.
Alerta & Nutrição
Vale a pena notar um detalhe importante: o estudo mencionado acima foi patrocinado pela Hass Avocado Board, um grupo dos EUA que promove o consumo de abacates. Isto não significa que a pesquisa é necessariamente falsa ou manipulada, mas é bom que mantenhamos uma postura cética quanto aos resultados.
Independente de quem financiou a pesquisa, fato é que o abacate é um alimento riquíssimo em vitaminas C e K e fibras alimentares. Além disso, contém baixos índices de colesterol e sódio. 150g de abacate contém 13g de carboidratos, sendo destes 1g de açúcar e os demais de fibras. Caso goste da fruta, não deixe de acrescentá-la à sua dieta, tornando-a, assim, bem mais saudável!
[poll id=”17″]
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Eu gostaria de saber se a diabete estando alta pode comer abacate moderadamente
Eu gostaria de saber se a diabete estando alta pode comer abacate moderadamente
Oi, Izanilda!
Depende bastante do quão alto está o seu diabetes. É bom lembrar que manter a glicemia sempre sob controle é fundamental. O abacate possui uma quantidade relativamente alta de carboidratos, portanto deve ser ingerido com cautela – isto é, acompanhe com cuidado sua glicemia após este consumo!
Um abraço,
Equipe Diabeticool
Minha glicose deu 133 e o médico me proibiu de comer banana, abacate, mandioca e batata está certo?