Caminhada chama a atenção para os riscos da hipertensão e da diabetes
O Programa de Reeducação de Hipertensos e Diabetes (PRHD) do Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promoverá uma caminhada que tem como objetivo conscientizar a população para os ricos da hipertensão e da diabetes.
A ação, chamada de HiperSaúde, acontecerá no dia 29, com concentração a partir das 16h na Praça Veiga Cabral, de onde sairá a caminhada pela Rua Cândido Mendes até a Praça do Forte.
“A caminhada é uma forma que encontramos para chamar a atenção para esses problemas de saúde que podem causar a morte se não forem controlados”, destacou Belizia Kyarelle, nutricionista do CRTN.
Segundo ela, o PRHD atende mais de 500 pacientes na faixa etária de 28 a 87 anos. “O programa está voltado para o controle e a prevenção da diabetes e da hipertensão”, explicou.
A hipertensão e a diabetes ainda são grandes males na vida dos brasileiros. Os números impressionam. Entre a população adulta, são mais de 30 milhões de hipertensos; os diabéticos já passam de 12 milhões.
No Amapá, o Programa de Reeducação de Hipertensos e Diabéticos (PRHD) do CRTN auxilia, através de métodos naturais, o controle da hipertensão e diabetes. Os profissionais se utilizam de exercícios, além de acompanhamento nutricional, médicos, de enfermeiros e de exames no controle das doenças.
“Pelo controle conseguimos reduzir a diabetes e a hipertensão através de atividades físicas e assim oferecer melhor qualidade de vida a esses pacientes”, destacou Belízia.
A nutricionista faz um convite para quem quiser fazer parte do programa. “O paciente deve ser encaminhado ao Centro por um profissional médico. Ao nos procurar, ele deve apresentar o encaminhamento, o cartão do SUS e a Carteira de Identidade”, recomendou.
Fonte: Amazônia Brasil Rádio Web
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…