Café da manhã deve ser a maior refeição do dia, afirma estudo
Pesquisa israelense mostra que um desjejum farto ajuda o corpo a controlar a glicemia ao longo do dia e aumenta eficiência da insulina. Veja abaixo o menu utilizado no estudo!
Uma nova pesquisa traz uma dica valiosa para quem está com dificuldades em controlar a glicemia: que tal tomar um café da manhã pra lá de reforçado e ir comendo menos ao longo do dia?
Segundo pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, seguir tal padrão alimentar melhora a secreção de insulina pelo corpo, além de ajudar a manter a quantidade de açúcar no sangue sob controle.
O QUE É MELHOR: COMER BASTANTE À NOITE OU LOGO CEDINHO?
Dois grupos de diabéticos tipo 2 participaram do estudo. Todos os voluntários tinham entre 30 e 70 anos, peso normal (ou leve sobrepeso) e seguiam tratamento com metformina ou então faziam dietas.
[pullquote]O café “reforçado” gerou redução da glicemia ao longo do dia inteiro, assim como aumento na insulina[/pullquote]Um grupo adotou um plano alimentar que contava com um café da manhã reforçado (cerca de 750kcal), almoço leve (625kcal) e jantar levíssimo (200 kcal). O segundo grupo seguiu uma dieta completamente inversa, comendo pouco de manhã e caprichando no prato à noite.
A glicemia após as refeições do primeiro grupo – o do café da manhã reforçado – foi 20% menor quando comparado aos demais voluntários. Além disso, houve aumento na presença de insulina, peptídeo-C e do hormônio GLP-1.
Em média, quem tomou o café da manhã reforçado teve glicemia de 20 a 25% menor, além de um aumento de 23% na insulina.
UM NOVO JEITO DE PENSAR AS MANHÃS
“Estas observações sugerem que mudanças nos horários em que as refeições são feitas influenciam o ritmo diário de secreção de insulina, resultando em uma redução substancial nas taxas de glicemia”, afirmou o professor Oren Froy, um dos autores do trabalho, cujos resultados foram publicados na revista científica Diabetologia.
Os pesquisadores avaliam que a alta quantidade de energia logo cedo ajuda o corpo a controlar melhor o uso da insulina ou longo do dia, o que poderá ser usado pela Medicina como método preventivo de doenças cardiovasculares e tratamento para o diabetes do tipo 2. Talvez, no futuro, todos nós sejamos aconselhados a tomar um café no estilo “americano”, repleto de nutrientes e com relativamente muitas calorias.
+ Veja também: “Tomar um bom café da manhã é ótima prevenção ao diabete“
CAFÉ DA MANHÃ CAMPEÃO
Veja a seguir a lista de alimentos que os voluntários receberam para o café da manhã reforçado, o almoço leve e o jantar light. Lembrando que este é um teste de estudo científico, não uma recomendação nutricional. Converse com seu médico quanto à adequação destes pratos à sua dieta.
[columns] [column size=”1/3″]CAFÉ DA MANHÃDuas fatias de pão integral
Uma xícara de café com leite
1 ovo (para ovo mexido)
115g de atum em conserva
Duas colheres de chá de azeite de oliva
Uma tijelinha de iogurte e cereais
Uma barra de granola e chocolate
Total…
…de Carboidratos = 86.3g
…de Gorduras = 18g
…de Proteínas = 57g
…de Fibras = 11.3g
[/column]
[column size=”1/3″]ALMOÇO
1 maçã
115g de peito de frango grelhado
1 copo americano de bebida diet
Porção de salada de folhas verdes
1 tigela de sopa de vegetais
2 colheres de chá de azeite de oliva
1 batata assada
Total…
…de Carboidratos = 76.6g
…de Gorduras = 15.7g
…de Proteínas = 42.4g
…de Fibras = 10.5g[/column]
[column size=”1/3″]JANTAR
1 xícara de café
1 porção de salada de tomates e mussarela
1 porção de salada de folhas verdes
3 fatias de peito de peru
1 xícara de vegetais em salada
Total…
…de Carboidratos = 14g
…de Gorduras = 7g
…de Proteínas = 22.2g
…de Fibras = 2.5g[/column]
[/columns]
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…