Benefícios da Vitamina D para diabéticos
Vitamina D pode ajudar no controle da glicemia e na prevenção do diabetes.
por Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool
Níveis baixos de vitamina D são comuns na população, especialmente em pessoas obesas. Ela é geralmente conhecida por sua função de promover a absorção de cálcio e estar diretamente relacionada ao desenvolvimento de ossos e dentes, mas também possui uma importante relação com a obesidade e o diabetes. Em pesquisa recente, cientistas da Universidade do Missouri demonstraram que a simples suplementação dessa vitamina pode ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, na prevenção do diabetes.
O estudo acompanhou 35 crianças e adolescentes obesos e pré-diabéticos, todos com baixos níveis de vitamina D. Durante 6 meses, alguns deles receberam uma alta dose da vitamina diariamente, enquanto os outros receberam apenas um placebo. Ao final do tratamento, foi possível notar diferenças significativas entre os dois grupos.
“Apenas ao aumentar a ingestão de vitamina D, nós obtivemos resultados quase tão bons como o de medicamentos tradicionais”, diz Catherine Peterson, pesquisadora envolvida no estudo. “Nós observamos uma diminuição nos níveis de insulina, o que significa melhor controle da glicemia, mesmo sem mais nenhuma alteração na dieta nem no tempo de atividade física dos voluntários”.
É importante ressaltar, contudo, que a alta dose de vitamina D não é recomendada em todos os casos. “Pessoas obesas processam a vitamina D com apenas metade da eficiência quando comparadas a pessoas com peso normal”, explica Peterson. “Parte da vitamina ingerida é armazenada nos tecidos adiposos e não é processada. Por isso, para manterem níveis adequados, pessoas obesas precisam de uma dose duas vezes maior de vitamina D. Para os médicos, a principal mensagem desse estudo é verificar os níveis de vitamina D de seus pacientes obesos, pois é provável que eles estejam menores do que o recomendado.”
+ Leia mais sobre a vitamina D no Diabeticool: “Baixas taxas de vitamina D em crianças são relacionadas a diabetes tipo 2“
Segundo a pesquisadora, suplementos de vitamina D podem ser uma maneira natural e barata para se diminuir os riscos do diabetes em crianças e adolescentes obesos. Ela pode ser efetiva ao tratar a resistência à insulina associada à obesidade, além de evitar possíveis efeitos colaterais de remédios para controlar a glicemia.
Suplementos alimentares contendo vitamina D podem ser uma boa opção para aumentar as quantidades deste nutriente. Converse com seu nutricionista!
ONDE ENCONTRAR VITAMINA D?
A vitamina D é produzida por nosso próprio organismo, na pele, quando somos expostos à luz solar. Através da alimentação, podemos obter precursores da vitamina D, que serão transformados na vitamina ao tomarmos sol. Exemplos de alimentos que contém esses precursores incluem peixes oleosos, como o salmão, a sardinha ou o atum, ovos e leite e seus derivados.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Quem não consegue se expor à luz do sol com frequência, terá níveis de vitamina D, deficientes? O que fazer?
O tempo recomendado de exposição ao sol para a produção de quantidades suficientes de vitamina D é de 5 a 15 minutos por dia, ou seja, a exposição cotidiana ao sol é geralmente suficiente. Para complementar os níveis de vitamina D através da dieta é possível consumir alimentos fortificados com vitamina D (há leites, por exemplo, que são vendidos fortificados com vitamina D) ou tomar suplementos dessa vitamina.
gostei
GOSTEI MUITO DO ARTIGO GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O DIABETICO TIPO 2 QUE ME INCLU TB
Oi, Maria!
O Diabeticool possui MUITA informação sobre o diabetes tipo 2! Comece nesta página aqui e continue explorando o site! Queremos sempre te ajudar!
Equipe Diabeticool
Tenho diabetes tipo 1, tomava semanalmente suplemento de vitamina D, a dose foi triplicada e passei a tomar diariamente, mas, mesmo assim, meu nível de 25 HIDROXI VITAMINA D é 23.1 ng/mL, ou seja, ainda na faixa de insuficiência. A indicação é que minha dose seja aumentada?
Meu filho tem 11 anos e tem diabetes tipo 1. Pelo que entendí a vitamina D regula os níveis de glicose e a insulina a quem não tem diabetes. Mas quem ja tem, como meu filho, qual seria o impacto da vitamina D?
Qual os níveis adequados de vitamina D para controlar a diabete e evitar que a prediabete evolua?