Bebida dos “saradões” faz muito bem a diabéticos também
Pesquisas mostram que o “whey protein”, alimento que os fanáticos por academia adoram por ajudar a ganhar massa muscular, é ótimo para controlar a glicemia.
Se você vai regularmente à academia ou conhece alguém fanático por ‘puxar ferros’ certamente já ouvi falar no “whey protein”. ‘Whey’ é uma proteína extraída do soro de leite e é vendida em altas concentrações para ser bebida pura ou em forma de “shakes” com sabores.
O pessoal da academia adora tomar whey por dois motivos: esta proteína comprovadamente ajuda a queimar calorias e a aumentar, rapidamente, a massa muscular.
Mas cientistas do mundo inteiro já mostraram que o whey é capaz de atuar de maneira positiva em outros aspectos da nossa saúde também. Acompanhe na tabela a seguir alguns deles:
BENEFÍCIOS DO WHEY PARA A SAÚDE
- Melhora a glicemia no geral, e em especial após as refeições;
- Melhora a sensibilidade do corpo à insulina e o funcionamento do hormônio;
- Estimula o aumento da produção de insulina;
- Diminui a pressão sanguínea;
- Ajuda no funcionamento do sistema imune;
- Protege o estômago contra úlceras.
AS NOVIDADES SOBRE O WHEY PARA DIABÉTICOS
Grupos de pesquisa do mundo inteiro têm estudado as propriedades anti-diabéticas da proteína whey em possíveis novos tratamentos para a doença. Resultados recentes já mostraram, por exemplo, que o alimento fornece uma forte proteção contra o diabetes tipo 2 em pessoas obesas (e que portanto pertencem a um grupo de alto risco para o desenvolvimento do diabetes).
Todavia, os benefícios do whey não estão restritos ao diabetes tipo 2. Outro estudo, publicado este mês no periódico científico Nutrition & Metabolim, sugere que o whey ajuda o organismo a evitar o diabetes tipo 1 (a forma auto-imune da doença) através do “fortalecimento” do funcionamento correto do sistema imune.
Mais uma novidade: um trabalho realizado pela Universidade de Tel Aviv e publicado este mês mostrou que diabéticos tipo 2 que ingeriram whey protein pouco antes do café da manhã tiveram um melhor controle da glicemia ao longo de todo o dia (as taxas de açúcar no sangue foram 28% menores do que em dias nos quais o whey não foi ingerido), e em especial logo após as refeições (período em que a glicemia costuma aumentar mais). O interessante é que os voluntários deste trabalho já estavam sob medicação para abaixar a glicemia (metformina ou sulfoniluréia), mas mesmo assim os efeitos positivos do whey foram observados.
Todos os estudos mencionados acima ainda são bastante restritos e não dá para tirar grandes conclusões a partir dos resultados. Uma coisa, porém, fica clara: o whey protein parece ser a chave de um futuro mais fácil para quem precisa controlar a glicemia. E, de quebra, ganhar um músculos a mais – porque não?!
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
Nossa achei super interessante isso sou diabetico e gosto d fazer academia! Vou procurar um endocrinologista e ver com ele qual é a dosagem correta e começar a tomar!
Que bom saber, vou comentar com meu endócrino, e saber como devo tomar! 🙂