Audiência Pública em SP debate a situação do diabetes no Brasil
ADJ Diabetes Brasil realiza em maio a Audiência Pública “A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização”.
Divulgação de nota da ADJ Brasil
A ADJ Diabetes Brasil promove no dia 5 de maio, às 10h, a audiência pública: A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização, que será realizada no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa. Nele, estarão presentes deputados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como também do Ministério da Saúde.
Entre os temas que serão abordados no encontro destacam-se:
- Cenário da situação do diabetes no país
- A falta de medicamentos e de insumos no panorama nacional
- A diferença entre as ações administrativas e judiciais para dispensação dos medicamentos e insumos
No final da audiência, será gerado um documento com o comprometimento dos atores envolvidos no debate a levar as temáticas às esferas de suas atuações. 30 associações de pacientes com diabetes confirmaram a presença.
Esta iniciativa faz parte do II Programa Nacional de Jovens e Adultos com Diabetes, dando continuidade à articulação da rede de lideranças em diabetes, capacitando os participantes e outros representantes de associações, que se unirão à proposta.
O projeto tem como objetivos: articular a rede para realização de iniciativas que promovam a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil, incentivar a troca de experiências e iniciativas nos municípios e estados, mobilizá-los para realização de campanhas, tornar os participantes polos difusores de informações, principalmente nas redes sociais, orientá-los a chamar a atenção do poder público, promover campanhas de advocacy dentro das associações que representam e estimular a divulgação das ações na mídia.
Dessa forma, com a união de lideranças de associações do país, o tema diabetes ganhará mais visibilidade no panorama nacional. Além do mais, boas práticas serão implantadas para melhorar a universalidade, a equidade e a integralidade do tratamento da pessoa com diabetes no Brasil.
Para esta iniciativa se realizar, a ADJ conta com apoio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e da Federação Internacional de Diabetes da Região da América Latina (IDF SACA).
AGENDA
Audiência Pública “A realidade do tratamento do diabetes no Brasil e sua judicialização”
DATA: 05 de maio
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Auditório Paulo Kobayashi – Assembleia Legislativa de SP
SOBRE A ADJ DIABETES BRASIL
Fundada em 10 de março de 1980, a ADJ Diabetes Brasil é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, legalmente registrada no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Seu objetivo é promover educação nesse campo para pessoas com diabetes, familiares, profissionais de saúde e comunidade.
Atende gratuitamente as pessoas com todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe socioeconômica. Oferece um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…