As 10 melhores dicas para tratar o diabetes
Cientistas analisam mais de 8000 estudos e compilam uma lista dos melhores conselhos de saúde para quem tem diabetes. Acompanhe neste post o top 10 dos pesquisadores!
Quando o assunto é diabetes, vivemos escutando sugestões do tipo “faça isso” ou “faça aquilo” – muitas vezes contraditórias – sobre como melhor tratar a condição. Apesar de algumas dicas serem puro bom senso, outras deixam dúvidas na cabeça. Como saber quais conselhos seguir? Uma dica é sempre ficar de olho nas notícias do Diabeticool! Outra dica, relacionada, é acompanhar o que um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle acabou de descobrir.
Os cientistas fizeram uma ampla revisão de trabalhos científicos que continham sugestões de bons hábitos para diabéticos, e depois relacionaram os conselhos a melhoras efetivas na saúde dos pacientes. Com isso, puderam separar o joio do trigo – ou seja, saber quais tratamentos de fato funcionam e quais são apenas balela bem intencionada.
Logo, eles chegaram a uma conclusão que, no fundo, não surpreendeu a ninguém: a de que a melhor maneira de tratar o diabetes – especialmente o diabetes tipo 2 – é fazer com que o paciente se mexa mais. Simples assim. Mas o trabalho dos cientistas não parou por aí.
O professor Mark Trenell, autor do estudo publicado esta semana no periódico científico Diabetes Care, afirmou: “A mensagem que sabemos já há algum tempo é que pessoas com diabetes tipo 2 podem ser significativamente beneficiadas se se moverem mais e ficarem menos tempo sentadas. O que mostramos agora são as melhores maneira para que uma pessoa se mantenha fisicamente ativa.” O cientista complementou sua idéia: “Ser fisicamente mais ativo traz à cabeça imagens de horas e horas em esteiras ou correr em maratonas – mas andar, usar as escadas ou simplesmente se mover mais ao longo do dia pode ser tão efetivo quanto [exercícios físicos mais intensos] no controle do diabetes.”
O estudo compilou um “top 10” com as melhores dicas e conselhos encontrados na literatura científica para combater o diabetes tipo 2. Caso sejam seguidos, todos eles são certeza de uma melhora substancial no controle da doença. Vamos a eles?
As 10 melhores dicas para tratar o diabetes:
- Crie metas específicas e mensuráveis para suas atividades físicas (por exemplo, andar 10.000 passos todos os dias ou caminhar durante 45 minutos);
- Reveja seus objetivos: não importa se eles são de curto ou longo prazo, o importante é separar um tempo para refletir sobre eles, se você está realmente atingindo suas metas e o que fazer para melhorar seus exercícios;
- Planeje com antecedência o período do dia no qual fará os exercícios, seja em casa ou no trabalho;
- Envolva amigos e familiares em sua atividade. Faço-os se exercitarem com você – caminhando junto, por exemplo! Certifique-se que eles lhe ajudem a atingir suas metas com presteza;
- Inspire-se nas atividades físicas que você realiza melhor: se, por exemplo, subir as escadas até seu apartamento for uma atividade que você gosta, inspire-se nela para caminhar um pouco mais longe todos os dias;
- Tenha sempre ajuda médica por perto: continue conversando regularmente com seu médico, nem que seja por telefone;
- Descubra quais atividades ao ar livre ocorrerão em sua cidade ou proximidade: pesquisas mostram que simplesmente saber que estes eventos vão acontecer já estimula as pessoas a serem mais ativas;
- Lembre-se do seu “tenebroso” passado sedentário: quando conseguir um ritmo interessante de atividades físicas, nunca se esqueça de como você era antes de começar os exercícios!
- O que pode te impedir de continuar melhorando? Pense sobre os possíveis problemas que podem inviabilizar sua rotina de exercícios e crie, com antecedência, soluções para eles;
- Aprenda sobre o quão bom os exercícios físicos são para sua saúde, longevidade, beleza e auto-estima. Quanto mais se informar sobre o assunto, mais quererá manter a boa forma.
Por que se mexer mais durante o dia ajuda no combate ao diabetes?
O professor Trenell tem mais conselhos para dar: “Há cada vez mais evidências de que se mover mais e manter-se ativo não apenas previnem o diabetes tipo 2, como também são críticos para nossa proteção conforme envelhecemos. A Ciência é clara sobre os benefícios de se mover mais e passar menos tempo sentado para o controle do diabetes. Mas transformar esse conselho em realidade é muito mais difícil – nós esperamos que estas dicas ajudem os diabéticos a aperfeiçoar seu tratamento através de mais atividade física e de melhoras também na aparência e em como eles se sentem.”
Sabe por que as atividades físicas geram tantos benefícios para a saúde dos diabéticos? O segredo é o seguinte: mexer-se mais melhora o controle da glicemia pois ajuda a enviar o sangue a todos os músculos do corpo. Assim, a captação da glicose da corrente sangüínea pelas células musculares, as quais guardam este açúcar, é facilitada. O maior gasto de energia decorrente das atividades físicas também ajuda a prevenir o ganho de peso, um dos maiores motivos para a piora do diabetes ao longo do tempo.
Portanto, não há mais desculpas: com os conselhos do professor Trenell à mão, é hora de se mexer!!
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
SOU DIABETICA E DESEJO RECEBER INFORMATIVOS SOBRE DIABETICOS..
Segundo meu médico estou pré diabético e estou tomando um medicamento “GLIFAGE”. Gostaria de receber informação de um menu para café da manhã, lanches e refeições para um diabético.
Adorei ler essas matérias desse site.
Obrigado.
Muito obrigado pelo comentário, José.
O senhor já conhece nossa página de receitas especiais para diabéticos? Ela pode ser acessada neste link.
Ainda, sinta-se à vontade para explorar a página com Todas as Receitas Já Publicadas no portal!
Anotamos sua sugestão e traremos em breve receitas para um café da manhã saudável, gostoso e com pouco açúcar.