Alimentação correta e exercícios são fundamentais para prevenir a diabetes
Dia Mundial da Diabetes acontece nesta quinta-feira (14). Doença ocorre quando há aumento da glicemia no sangue.
O Dia Mundial da Diabetes acontece nesta quinta-feira (14) e alerta a população sobre os perigos da doença. Só no país, a diabetes atinge mais de dez milhões de brasileiros. A cada dia, 500 pessoas descobrem que são diabéticas.
Existem dois tipos de diabetes e um deles surge por uma alteração do sistema imunológico, quando os anticorpos do organismo destroem o pâncreas. Porém, 97% dos casos são do tipo 2, resultado de uma combinação de hereditariedade e obesidade. A carga genética nasce com a pessoa, mas é detonada quando há excesso de peso.
“A gordura do corpo vai fornecer para o sangue aquilo que nós chamamos de ácidos graxos ou gorduras, em especial as gorduras saturadas, que são as piores. Junto com isso surge uma inflamação, alguma coisa que não é sentida como dor, mas que vai alterar a chavinha que atua na célula, fazendo com que ela use a glicose como fonte de energia”, explica o endocrinologista da Unicamp, Bruno Geloneze.
A diabetes ocorre quando o pâncreas não produz o hormônio da insulina em quantidade suficiente ou quando este hormônio não funciona bem. Quando isso acontece, a insulina capta menos glicose pelas células e há um aumento de glicemia no sangue.
Se na família há alguém com diabetes, é fundamental adotar uma alimentação balanceada. Consumir apenas laticínios desnatados, proteína de boa qualidade e alguns alimentos específicos ajudam na prevenção. “Existem alguns estudos que mostram que o consumo de cereais integrais, como arroz, massa integral, a aveia, de duas a três porções diárias reduzem em 30% a chance de desenvolver diabetes”, afirma a nutricionista Ana Carolina Junqueira Vasques.
Por outro lado, há alimentos que aumentam o risco da doença. “Como sucos adoçados, refrigerantes adoçados. Os indivíduos que consomem uma, duas ou mais porções por dia aumentam em 83% as chances de desenvolver diabetes do tipo 2 no futuro”, alerta a nutricionista.
A melhor forma de prevenir a diabetes é permanecer magro e fisicamente ativo. Os exercícios, além de ajudar a controlar o peso, melhoram a captação de glicose pelas células do organismo independentemente da ação do hormônio da insulina. Portanto, a atividade física atua não só na prevenção, mas no controle da diabetes, evitando as complicações que surgem com a doença.
A contadora Maria Aparecida de Araújo sentiu os efeitos do sedentarismo repentino. Melhorar a alimentação e voltar a praticar exercícios fizeram um bem danado para a saúde dela. “A diabetes vai detonando aos poucos, então se você não cuidar, quando você vê, já era”, conta.
Segundo o endocrinologista da Unicamp, se a doença for descoberta no início e o paciente se esforçar e perder, pelo menos, 10% do peso, ele pode se curar da diabetes tipo 2.
Fonte: Jornal Hoje – G1
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…