Home Como tratar A quantidade certa de exercícios para proteger seu coração

A quantidade certa de exercícios para proteger seu coração

O coração é uma das maiores “vítimas” do diabetes. Um estudo sueco comprovou que existe uma maneira bem fácil de ajudar a protegê-lo.

O coração é um dos órgãos mais afetados pelas complicações do diabetes – que tal torná-lo mais saudável e forte?

Dentre as diversas complicações causadas pelo diabetes, as doenças cardiovasculares são, de longe, as mais comuns. Estima-se que elas respondam por 80% dos falecimentos devidos ao diabetes. A fim de evitá-las, é fundamental a prática rotineira de exercícios físicos – uma maneira simples, eficaz e de baixo custo de melhorar vários aspectos da saúde. Mas quanto tempo por semana deve ser investido na prática de exercícios? Uma pesquisa publicada na última semana parece dar uma boa dica quanto a esta dúvida.

O estudo científico foi conduzido na Suécia, país que possui um formidável registro nacional de todas as pessoas que estão com diabetes. Pesquisadores da Universidade de Uppsala acompanharam os dados clínicos de mais de 15 mil suecos com diabetes tipo 2. Eles foram dividios em dois grandes grupos: aqueles que praticavam um “nível alto” ou “baixo” de atividade física.

Foi determinado como “nível baixo” a prática de meia hora de exercícios uma ou duas vezes por semana. No “nível alto” foram incluídos os diabéticos que faziam pelo menos 30 minutos de exercícios três ou mais vezes toda semana.

Estas 15 mil pessoas foram acompanhadas ao longo de cinco anos. Ao final do estudo, a conclusão é estarrecedora.

Os diabéticos que praticaram menos exercício físico (ou nenhum) tiveram:

  • chances 25% maiores de sofrer alguma doença cardiovascular grave, como ataques cardíacos e anginas (dores no peito);
  • 70% maiores chances de falecer devido a problemas cardiovasculares.

 

SEMPRE É TEMPO DE COMEÇAR

pessoas caminhando diabetes
Uma simples caminhada pode ajudar bastante a sua saúde.

Entre os diabéticos participantes da pesquisa, alguns passaram a praticar mais exercícios físicos ao longo dos anos. Após os cinco anos do estudo, estas pessoas mostraram ter uma saúde muito melhor do que quem não se exercitava, porém não tão boa quanto a daquelas que já tinham o hábito de se exercitar. Isto prova que nunca é tarde para começar a suar na academia (ou em casa mesmo!) e que os benefícios da atividade física são cumulativos.

“A atividade física regular é uma parte importante do tratamento do diabetes e estas descobertas ressaltam a importância de implementar tais atividades no dia-a-dia do diabético”, disseram os autores do trabalho.

De acordo com o principal autor do estudo, dr. Björn Zethelius, “a mensagem deste trabalho é clara. Evite um estilo de vida sedentário. Faça atividades físicas. Juntamente com o controle da alimentação, estes são os pilares do tratamento do diabetes tipo 2. Se você está atualmente fazendo pouco exercício, faça mais“.

O trabalho foi publicado no European Journal of Preventive Cardiology.

5 Comentários

  1. apesar dos meus 130 kg. gordura concentrada mais na barriga, festou com 59 anos e desde julho/13 venho me exercitando 6 vezes por semana, além de fazer pilates uma vez dentro da semana que faço os exercicios aerobicos, faço exatamente uma hora e meia de exercicios puxadoe no dia do pilates faço também 50 minutos de esteira, faço tudo isso e não emagreço como gostaria, embra esteja tendo um ganho de massa muscular boa, vou tentar tomar agora o WHEY PROTEIN, para ve se consigo melhorar mais as atividades e o coração, é muito prazero após 15 dias de academia vc. se sente bem melhor, as vezes tenho hipoglicemia no meio dos exercicio, mais ando sempre com um gel proprio para essa situações, pq. gosto de viver e o diabetes é so mais, um desafio que terei de vencer mesmo não sabendo conviver com ele.

  2. Este é o espírito, Leobaldo!
    E conte com o Diabeticool para conseguir viver numa boa com o diabetes, entendendo bem a doença e sabendo direitinho o que fazer para melhorar a saúde!

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  3. Gostei muito das dicas,estou tentando muda meus habitos alimentares a 3 meses,parei com os refrigerantes, doces, frituras e massas. Procurei uma endocrinologista a 3 meses, ela me pediu alguns enxames,e o resultado não foi nada animador, minha glicose estava em 120, o colesterol total 210, e estou com gordura no fígado. tenho 33 anos, tenho 1,70 de altura e estou com 89 quilos. Meus pais tem diabetes tipo 2, e são hipertensos. eu também sou hipertensa. Tudo isso depois da gravidez. A quatro anos eu atrás eu tinha ótima saúde tinha 58 quilos. Minha maior dificuldade hoje é a pratica de exercícios. Mas estou tentando, e sei que não posso e não vou desistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…