Alimentação saudável do diabético inclui diminuir o sal nas refeições
Dica de alimentação: sabia que as pessoas que estão com excesso de AÇÚCAR no sangue também precisam maneirar no SAL ingerido? Descubra o motivo!
Como é a alimentação adequada para quem está com diabetes? A primeira resposta a esta pergunta que vem à cabeça é “cortar a quantidade de açúcar ingerido“. Mas existe outro segredo, muitas vezes esquecido, e que melhora bastante a saúde de quem está com a doença: diminuir o sal nas refeições.
Apesar do diabetes ser caracterizado por um excesso de açúcar no sangue, faz sentido também comer menos sal. O principal motivo para isto é que o sal comprovadamente aumenta os riscos de se ter pressão alta, doenças cardíacas e derrames, problemas de saúde que já são mais prevalentes em quem tem diabetes.
E é bom diminuir mesmo a quantidade de sal ingerida: no Brasil, em média, come-se todos os dias o dobro de sal recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Talvez não seja surpresa saber que, no país, cerca de 30% da população sofre as decorrências da pressão alta.
Como fazer para ingerir menos sal por dia e, ainda assim, comer bem, aproveitando ao máximo o sabor dos alimentos? Algumas dicas fundamentais são:
- Cheque sempre os rótulos: comidas industrializadas, como alimentos congelados ou que vêm em latinhas e caixinhas, costumam conter uma quantidade absurda de sódio. Lembre-se de, no supermercado, olhar a tabela nutricional do que for comprar e escolher opções com menos sódio.
- Cuidado com carnes processadas ou curadas: como por exemplo os frios da padaria. Eles costumam ser salgados em demasia, tornando até um simples misto quente um perigo para a saúde! Atualmente, já é possível encontrar opções com teor de sódio reduzido – opte por estas.
- Frutas frescas, vegetais, alimentos integrais e sementes são deliciosos, bons para a saúde e contêm muito pouco sal. Inclua-os no cardápio sempre que possível!
- Na hora de temperar a salada, cuidado com a quantidade de sal que você coloca – e tente evitar molhos pré-prontos.
A dica principal para se alimentar bem e diminuir a quantidade de sal é: cozinhe em casa. Isto porque alimentos industrializados e de restaurantes normalmente vêm com muito mais sal do que é adequado.
Cozinhar em casa é uma ótima opção para diminuir a quantidade de sal ingerido.Outra boa orientação é aprender a cozinhar, seja com algum parente, seja em uma escolinha especializada. Uma recente pesquisa feita nos EUA mostrou que pessoas que fizeram um curso rápido de cozinha diminuíram, inconscientemente, em 50% a ingestão diária de sal. O motivo para isto é que, conforme estas pessoas foram aprendendo a utilizar ervas, temperos e especiarias na hora de preparar os alimentos, naturalmente foram deixando o sal de lado em favor destes novos e agradáveis sabores.
Tornar a vida menos salgada é uma boa pedida para qualquer pessoa – até mesmo para quem já tem excesso de “doçura” nas veias! As vantagens de uma dieta equilibrada para a saúde são muito conhecidas. Comer da maneira certa é a maneira mais gostosa de se viver bem e bastante.
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…