Cristina Kirchner diz que diabetes é doença de ricos
Do site da revista Veja:
Segundo presidente, pessoas com diabetes ‘são sedentárias e comem muito’
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, cometeu uma nova gafe ao afirmar que o diabetes é “uma doença de pessoas de alto poder aquisitivo”, informou nesta quarta-feira o jornal La Nación. A declaração foi feita na terça-feira, durante o lançamento do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Argentina Inovadora 2020, na Casa Rosada, em Buenos Aires. Obviamente, a presidente está recebendo uma série de críticas desde então. No Twitter, muitos usuários também criticaram a fala desacertada da mandatária.
Depois de mencionar pesquisas na área de tecnologia que estão sendo realizadas pelo estado argentino, Cristina anunciou que o país está desenvolvendo um tratamento que utiliza um tubérculo para combater o diabetes e que um importante laboratório do país está trabalhando para produzi-lo em larga escala. “Há 80 milhões de diabéticos no mundo, que têm alto poder aquisitivo. O diabetes é uma doença de pessoas ricas, porque elas são sedentárias e comem muito”, afirmou.
A Fundação Rosarina de Ajuda ao Diabético se pronunciou em uma rádio argentina explicando que a doença pode atingir qualquer pessoa. “Cristina Kirchner, que tem problemas na tireoide, provavelmente terá diabetes no futuro.” O secretário de Saúde de Santa Fe, Miguel Angel Cappiello, afirmou que a presidente não deve ter sido assessorada para falar do assunto. “O diabetes é uma doença de todas as pessoas, sobretudo daquelas que se alimentam mal. Alguém com alto poder aquisitivo pode comer bem e fazer atividade física”, explicou.
Continue lendo aqui!
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…