Já conhece o pâncreas artificial?
O Diabetes Sem Medo conta as últimas novidades sobre sistemas modernos de controle da glicemia!
O pâncreas artificial tem sido testado com sucesso em seres humanos com diabetes tipo 1.
O Minimiser Hipoglicemia-Hiperglicemia (HMM) foi testado para detectar picos e quedas na glicose sanguínea dos participantes por meio da análise de um algoritmo de computador, que recebe os dados de um sensor de monitoramento contínuo de glicose. O algoritmo calcula a insulina necessária e envia a informação para uma bomba de infusão contínua de insulina usada pelo paciente, que automaticamente libera maiores ou menores níveis de insulina no corpo.
O sistema é uma passo significativo para a criação de um mecanismo pelo de funcionamento “closed-loop” ou circuito fechado, que um dia irá remover totalmente a necessidade de intervenção humana na administração da insulina. A Fundação de Pesquisas no Diabetes Juvenil (JDRF) e a empresa Animas Corporation, parte da Johnson & Johnson, desenvolveram este sistema que foi apresentado no 72 Congresso Americano de Diabetes no dia 11 de Junho de 2012 na Philadelfia – USA.
No passo seguinte para o desenvolvimento de um pâncreas artificial, a empresa Medtronic conseguiu uma aprovação pré-marketing do aparelho MiniMed® 530G, uma bomba de infusão contínua de insulina integrada a um sistema de monitoramento contínuo de glicose que para automaticamente a infusão de insulina quando os níveis de glicose no sangue de um sujeito são iguais ou inferiores ao “valor de limiar baixo”. A proposta do estudo inclui dados que revelam como o sistema reduziu os períodos de hipoglicemia dos pacientes em comparação com um sistema de administração de insulina tradicional.
Se aprovado pelo FDA (órgão regulatório Americano), o sistema MiniMed® 530G será a primeira bomba de insulina integrada com monitoramento contínuo de glicose nos Estados Unidos que suspende automaticamente a administração de insulina, se o valor da glicemia do sensor de glicose for igual ou inferior ao “valor de limiar baixo”.
Veja este vídeo sobre a pesquisa do pâncreas artificial da Medtronic:
Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas
Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…
gostaria de saber mais sobre diabete eu sou do tipi 1 tenho vareias duvidas q nao consigo sabe
quero saber tudo a respeito do pancreas artificial
ese aparelho cuta en media quanto
Oi, Pedro!
O equipamento ainda está em estágio de desenvolvimento. Assim que um preço for definido nós avisamos!
Um abraço,
Equipe Diabeticool